Música Cinema Teatro Literatura Moda Roteiros

Emo ou emotional hardcore conquistou o Brasil e o mundo a partir dos anos 2000. Entretanto, sua origem deu-se em meados dos anos 80 nos Estados Unidos pelas bandas Embrace e Rites of Spring. De fato, o estilo musical se tornou uma febre a partir de 2004 com algumas bandas nacionais que surgiram neste período. Porém, muitos hits internacionais também foram responsáveis por popularizarem ainda mais o conceito por aqui.

O grande atrativo eram músicas que retratavam questões que faziam parte da vida dos jovens da época. Incluindo o que eles sentiam. Em um som mais “pesado”, ainda assim, com letras que falavam sobre amor, medos, tristezas e decepções. Uma das reportagens mais conhecidas no país, que justamente falava sobre a onda emo, foi exibida no Fantástico com trecho de uma entrevista com o produtor Rick Bonadio. Ele falou sobre o impasse do som da guitarra com músicas que falavam sobre amor. Então, em 2006 Rick assinava a produção do cd NX Zero que traria grandes sucessos como “Razões e Emoções” e “Pela Última Vez“.

Playlist emo: NX Zero — Razões e Emoções

Nossa playlist começa com a icônica Razões e Emoções da banda NX Zero. O sucesso dessa música foi imenso e rapidamente conquistou muitos corações hardcore. A letra que com certeza você conhece, também traz esperança para os apaixonados: “Por você posso esperar”. Além disso, você sabia que o single ganhou o prêmio de Hit do Ano em 2007?

Panic! At The Disco — I Write Sins Not Tragedies

Panic At The Disco não poderia ficar de fora dessa lista. Afinal, emplacou diversos hits que marcaram a adolescência de muitas pessoas. Inclusive, o álbum de estreia “A Fever You Can’t Sweat Out” de 2005 nos trouxe I Write Sings Not Tragedies, que de fato se tornou muito popular e ganhou premiações importantes. Além disso, se tornou ainda mais conhecida entre os emos brasileiros, pois o clipe sempre estava presente na programação da Mix Tv. Quem também se lembra?

Fresno — Alguém Que Te Faz Sorrir (som emo brasileiro)

A banda Fresno que está na estrada há mais de 15 anos, foram um dos grandes responsáveis pelo som emo no Brasil, quando já ganhavam força mais ou menos em 2001. Donos de vários hits que até hoje nos emocionam, com o lançamento do álbum Redenção em 2008 tivermos a chance de escutar a sétima faixa Alguém Que Te Faz Sorrir, que tem uma proposta mais melancólica e uma letra bem sincera.

Simple Plan — Perfect

Simple Plan sempre terá um espaço especial em nossos corações. Quando a banda canadense lançava em 2002 No Pads, No Helmets…Just Balls, a trajetória com grandes hits estava se iniciando. Afinal, o álbum trouxe singles de muito sucesso que sem dúvidas, fizeram parte da playlist com hits emo de muita gente. Músicas como “Perfect“, “I’m Just A Kid(que recentemente voltou com tudo no TikTok), “Addicted” e “I’d Do Anything” marcaram uma geração. Bem como, diversas faixas que foram lançadas posteriormente.

Leia também: Simple Plan ganha prêmio graças ao TikTok

Banda Agnela — Podia Ser

A banda feminina Agnela ficou muito conhecida em 2008 quando as integrantes participaram do programa do Caldeirão do Huck no quadro “Olha A Minha Banda“. Embora, as músicas tenham uma levada mais do pop rock o single “Podia Ser” se tornou um grande hit. Além disso, algumas faixas entraram para trilha sonora da Malhação o que deu ainda mais visibilidade pra banda. Você lembra dessa música?

Paramore — Misery Business (marcou a nossa geração emo)

Misery Business foi lançada em 2007 e na época tocava em todos os lugares. O vídeo clipe sempre tinha espaçado nas programações da Mix Tv e da MTV, pra nossa alegria. A banda Paramore lançou diversos hits durante toda carreira, o que sempre preenchia a nossa playlist emo. Misery Business é uma música que de fato, traz muitos sentimentos nostálgicos e deixa muita saudade.

Hevo 84 — Minha Vida É Você

Os grandes sucessos Minha Vida É Você e Passos Escuros, são da banda do Paraná Hevo 84. Certamente, marcou a vida de muitos jovens com suas letras apaixonantes e melancólicas. Afinal, a banda que também chamou a atenção do produtor Rick Bonadio conseguiu incluir uma faixa na trilha sonora de Malhação, o que tornava-a ainda mais conhecida. “Minha Vida É Você” é literalmente pra você chorar de saudade.

Fall Out Boy — Dance, Dance

Estamos quase no final da nossa playlist e a música Dance, Dance da banda Fall Out Boy chega pra animar um pouco. Entretanto, ainda que a letra não seja tão esperançosa, o vídeo clipe que também conta uma história, foi responsável pelo sucesso desse hit. Que sem dúvidas, na época estava presente em todos os lugares.

Pitty — Teto de Vidro

Assim, fechamos a nossa playlist com a Pitty que emplacou diversos hits ao longo de todos esses anos. De fato, ela não poderia ficar de fora principalmente pelo sucesso do álbum de 2003 “Admirável Chip Novo” que trouxe músicas incríveis. Não somente Teto de Vidro, mas “Máscara“, “Equalize” e “Admirável Chip Novo“.

Quanta nostalgia não é mesmo? Outras bandas e artistas como Avril Lavigne, blink182, My Chemical Romance e Linkin Park também entrariam com mais hits pra compor nossa playlist emo. Conta pra gente nos comentários, qual dessas músicas é a sua preferida? Siga o Parada Pop nas redes sociais e fique por dentro!

Gabrielle Mitsue

Vídeos

disclaimer

O PARADA POP é um site de informações, dicas e resenhas sobre o mundo da música e das celebridades. Em parceria com grandes representantes dos fandoms do mundo pop - os fãs sites - construímos um conteúdo dedicado especialmente a você, fã brasileiro. Muitas das imagens que aparecem no site são de fontes externas, o PARADA POP não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que assim seja especificado. Se caso possuir os direitos de alguma imagem e não deseja que ela apareça em nosso site, favor entre em contato e ela será prontamente removida.

Quer enviar uma cartinha ou um presentinho? Entre em contato através do email: contato@paradapop.com

Anuncie aqui!

Acesse nosso midia kit!

Seja um colaborador!

Clique aqui e saiba como!
2016 © PARADAPOP.COM • • • DIREITOS RESERVADOS
Tema por Gabriela Gomes