Música Cinema Teatro Literatura Moda Roteiros

Oito de Março, dia internacional das mulheres, um dia para reforçar a luta diária das mulheres por respeito e igualdade. As mulheres no cinema conquistaram cada vez mais personagens fortes, inspiradoras, deixando as personagens mais delicadas de lado.

“A dita indústria se construiu a partir das relações de poder que replicam estruturas mais gerais da sociedade. Quando Hollywood se consolidou, por exemplo, mulheres e outras minorias trabalhando na parte técnica e artística foram para escanteio, com os homens dominando os processos de produção”, afirma Susy Freitas, professora e crítica de cinema do site Cine Set e membro do coletivo Elviras (Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema) e da Abraccine.

É importante se discutir o papel feminino no cinema, para cada vez mais visibilizar artistas e profissionais que estão conquistando cada vez mais seu espaço. Segue uma pequena de lista, de algumas das personagens femininas mais inspiradoras de séries e filmes.

1 – Hermione Granger (Harry Potter)

Todo mundo que já assistiu os filmes de Harry Potter sabe que muitas das aventuras que Harry passou, não teria dado certo sem Hermione Granger, graças ao seus estudos, perseverança e determinação, ela ajudou Harry até o fim. Além de tudo isso, Hermione enfrentou muitos casos de preconceitos por seus pais serem trouxas, mas sempre demonstrando sua força. Toda suas características feministas também se encontra na atriz que a interpreta, Emma Watson que está sempre lutando em palestras e congressos pelos diretos das mulheres

via GIPHY

2 – Viúva Negra (Marvel)

A espiã russa Natasha Romanoff foi a primeira personagem feminina da Marvel a se destacar no time de super heróis, ela é uma integrante muito forte no meio dos Vingadores (Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, etc), mostrando para todos sua força e independência dentre os vingadores homens e luta de igual para igual ao lado deles. Parece que a personagem vai ganhar um filme solo e mesmo que seu espaço em Vingadores: Guerra Infinita tenha sido limitado, ela deve roubar a cena em Vingadores: Ultimato.

via GIPHY

3 – Princesa Leia (Star Wars)

Interpretada pela aterna Carrie Fisher, Princesa Leia é uma das maiores personagens do cinema, filha de Darth Vader e irmã de Anakin Skywalker, ela parecia indefesa no começo da saga, mas com o tempo se mostrou uma das personagens mais poderosas da franquia. Líder tanto da Aliança Rebelde, quando da nova Resistência, a princesa virou general e ainda hoje combate a ameaça de inimigos que querem jogar a galáxia nas trevas.

via GIPHY

4 – Mulher-Maravilha 

Seu nome já diz tudo! Conforme comentamos, as heroínas estão ganhando cada vez mais reconhecimento e saindo da sombras de super-heróis como Super Homem e Batman. Vimos a personagem reinar em 2017 com seu próprio filme. A Mulher-Maravilha é independente, forte, além de cativante, é dona de seu próprio destino. Alter ego da princesa Diana de Themyscira, a Mulher-Maravilha levantou a bandeira sobre a desigualdade de gêneros nas telonas.

via GIPHY

5 – Katniss Everdeen (Jogos Vorazes)

Katniss Everdeen é uma das personagens da atualidade que mais pudemos ver e sentir sua força. Ela sacrificou sua própria vida por quem ama e sua segurança para proteger sua irmã mais nova. Além de ganhar a 74ª edição dos Jogos Vorazes, ela iniciou uma rebelião contra o governo pelo fim da tirania na capital e distritos. Ela mostrou em todos os filmes ser capaz de amar, ser forte, lutar, se proteger sozinha e lutar pela paz do seu país.

via GIPHY

6 – Okoye

Interpretada por Danai Gurira, que na vida real é um símbolo enorme do feminismo. Okoye, guerreira de Wakanda em Pantera Negra, é uma personagem em que todos devem se inspirar, acredita em si mesma, defende seus valores e se mantém fiel ao trono e a sua terra. Okoye é cheia de atitude, além de representatividade dos negros, ela representa a força de todas as mulheres por aquilo que acha certo. É uma personagem que também tem muita importância em Vingadores: O Ultimato.

via GIPHY

7 – Capitã Marvel

Apresentada recentemente ao mundo do cinema, Capitã Marvel já é considerada a mais poderosa de todas, é a aposta para resolver o estalo de dedoa de Thanos. Ela é uma líder poderosa, heroína e além de tudo, representa a força da mulher.

via GIPHY

8 – Merida (Disney)

Os desenhos animados também são uma forma de criar personagens inpiradores femininas. Merida é a primeira princesa da Disner a apresentar cabelo cacheado e solto, o que é um grande sinal de empoderamento, levando em conta a diversas transições capilares que muitas mulheres vem feito, assumindo seus cabelos naturais. No filme, ela se mostra forte, capaz de lutar e recusa todo o padrão de agir como uma princesa, se casar por obrigação e faz o que bem entende.

via GIPHY

9 – Carol Peletier (The Walking Dead)

Carol está presente em The Walking Dead desde o início, durante as 9 temporadas. É um verdadeiro símbolo de renascimento. Carol é mãe e sofria violência doméstica pelo marido, com o tempo, em meio ao Apocalipse, ela perdeu sua filha de forma trágica, mas ela não deixou nada abalar e com diversos acontecimentos, sua força aumenta cada dia, junto com sua independência. Ela se transformou em uma das personagens mais fortes da série, sem medo de lutar.

Devemos ressaltar também, a personagem Michonne, interpretada por Danai Gurira. Ela apareceu apenas na terceira temporada da série, mas de imediato já viamos sua força, pois foi encontrada na floresta sozinha, lutando contra todos os zumbis, até o momento na 9ª temporada, só confirmamos mais isso, ela usa toda sua força e determinação para manter quem ama, vivo.

via GIPHY

10 – Daenerys Targaryen (Game of Thrones)

Daenerys Targaryen, com títulos como “Filha da Tormenta”, “Mãe de Dragões”, “Rainha de Mereen”, “Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens”, “Senhora dos Sete Reinos”, e mais, não precisa nem explicar muito porque é uma das mulheres mais inspiradores e forte de Game Of Thrones. Interpretada por Emilia Clarke, ela nos ensina a não deixar nossas vontades e sonhos de lado e não ceder a pressões masculinas. Ela também é um exemplo de líder que luta pelo melhor para seu povo.

via GIPHY

Dentre personagens submetidas, que sofreram violência ou são sozinhas, essas mulheres nos mostram o quanto somos poderosas e podemos conquistar o que quisermos. O quanto é importante nos apoiarmos e sermos nós mesmas.

Feliz Dia das Mulheres.

 

Larissa Ricucci

Larissa Ricucci

21 anos, formada em Rádio, TV e Internet. Apaixonada por viagens, shows e cultura pop. Interessada em levar entretenimento, notícias e novidades aos leitores.
Larissa Ricucci
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vídeos

disclaimer

O PARADA POP é um site de informações, dicas e resenhas sobre o mundo da música e das celebridades. Em parceria com grandes representantes dos fandoms do mundo pop - os fãs sites - construímos um conteúdo dedicado especialmente a você, fã brasileiro. Muitas das imagens que aparecem no site são de fontes externas, o PARADA POP não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que assim seja especificado. Se caso possuir os direitos de alguma imagem e não deseja que ela apareça em nosso site, favor entre em contato e ela será prontamente removida.

Quer enviar uma cartinha ou um presentinho? Entre em contato através do email: contato@paradapop.com

Anuncie aqui!

Acesse nosso midia kit!

Seja um colaborador!

Clique aqui e saiba como!
2016 © PARADAPOP.COM • • • DIREITOS RESERVADOS
Tema por Gabriela Gomes