Música Cinema Teatro Literatura Moda Roteiros

Se você não é um fã desse gênero musical e veio até aqui com a pergunta: “Porque gostar de Kpop?”, em mente, eu te pergunto: Porque não gostar de Kpop? Você já parou para observar o quão incrível e encantador são os trabalhos que esses artistas produzem? Se sua resposta é não, não se preocupe, nós vamos te ajudar!

A verdade é que só um Kpopper sabe o quão sensacional é fazer parte desse universo, ninguém sabe explicar ao certo o porque ama Kpop. Você só sabe assim que começa a gostar, mas a gente vai tentar!

Antes de te dar os 5 motivos pelos quais valem a pena curtir e apreciar o kpop, vamos fazer um aquecimento. Dá só uma conferida no hit “Shine” do grupo Pentagon, que faz show no Brasil ainda nesse semestre.

Agora podemos começar!!

1. Esforço

Por mais que saibamos que todo e qualquer artista da indústria musical passa por um processo de preparação e reconstrução quando assina contrato com uma agência de entretenimento, em qualquer lugar do mundo, nada se compara ao ritmo de preparação dos artistas nas empresas da Coreia do Sul.

As agências Sul-Coreanas são conhecidas por criarem seus próprios talentos por meio de audições e programas de sobrevivência, bem como selecionarem o conceito dos cantores e grupos. Alguns dos potenciais artistas  das empresas, intitulados “trainees”, praticam entre 2 e 7 anos com o intuito de estrear como K-idol Solo ou em um Idol Group, como são referidos os astros do Kpop. Mas nem sempre acontece. Loucura, não?

2. Integrantes multi-talentos

Esses trainees literalmente doam a vida em busca desse sonho. De tal forma que frequentam uma escola regular, vivem em dormitórios providenciados pela agência e seguem uma dura rotina de treinos e ensaios.

Conforme este processo, os jovens que sonham em se tornar artistas passam por anos de treinamento, incluindo vocais, dança, aulas de atuação e idiomas.

3. Video Clipes e Coreografias

Além de explorarem todos os aspectos que mencionamos, o kpop investe bastante nos elementos visuais também. Sem dúvida, a riqueza de detalhes no roteiro e direção dos clipes é o que os torna diferente de tudo que você já viu. É um trabalho muito inteligente com histórias bem contadas, fotografia impecável e muito movimento de câmera.

O movimento da música, dança e vídeo se completam fazendo com que o público queira mais. Muitos dizem que os clipes são bem feitos por causa de tecnologia. Mas a inteligência utilizada nesses vídeos é algo que vai além de uma máquina e edição

De fato, com toda boa música de kpop, vem uma excepcional coreografia. Os artistas estão sempre buscando usar e abusar da evolução e modernização da dança para compor suas performances. Dessa maneira, a coreografia está sempre conectada com o conceito da música e dos vídeos.

4. Conceitos

Falando em conceito, o pop coreano trabalha muito com isso. Conceitos esses que podem ser ora específicos daquele comeback, ora o conceito que denomina o estilo do grupo.

Temos por exemplo o NCT, que é composto atualmente por 21 membros e foi criado em cima da ideia de ser um grupo sem limite de integrantes. O grupo é dividido em sub-units onde cada uma representa um conceito e/ou um lugar do mundo.

A primeira unit formada foi a NCT 127 que representa onde tudo começou. O número 127 simboliza as coordenadas de longitude de Seul, capital da Coreia do Sul , por isso a unit se baseia lá. Já a unit NCT DREAM é voltada para jovens sonhadores, e por esta razão é composta apenas por adolescentes.

5. Proximidade com os fãs

O laço entre os artistas e os fãs é outra coisa que podemos aplaudir no kpop. Por exemplo, a cada single lançado, os grupos e cantores lançam também os fanchants. Isto é, nada mais nada menos que palavras ou frases cantadas pelos fãs, seguindo a melodia da música, durantes as apresentações. Eles servem principalmente para dar apoio aos seus ídolos.

Se liguem aqui no fanchant caloroso dos Wannables em uma das apresentações de “Spring Breeze”, último single do grupo Wanna One em atividade. Com toda a certeza faz a diferença.

Outra coisa única deles é que a maioria dos grupos tem seus próprios reality shows. Normalmente compostos por episódios inegavelmente espontâneos e divertidos dos membros dos grupos fazendo inúmeras atividades juntos. A maior parte desses realities são disponibilizados no VLive, uma plataforma de vídeos e lives usada pelos artistas de kpop.

Fala aí, isso tudo não é de cair o queixo?! A partir de agora você já sabe o porque quando encontrar por aí algum grupo de kpop dançando em sincronia perfeita, vocalistas alcançando notas musicais inimagináveis, rappers e compositores extremamente dedicados e vários deles falando diversas línguas diferentes

Vídeos

disclaimer

O PARADA POP é um site de informações, dicas e resenhas sobre o mundo da música e das celebridades. Em parceria com grandes representantes dos fandoms do mundo pop - os fãs sites - construímos um conteúdo dedicado especialmente a você, fã brasileiro. Muitas das imagens que aparecem no site são de fontes externas, o PARADA POP não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que assim seja especificado. Se caso possuir os direitos de alguma imagem e não deseja que ela apareça em nosso site, favor entre em contato e ela será prontamente removida.

Quer enviar uma cartinha ou um presentinho? Entre em contato através do email: contato@paradapop.com

Anuncie aqui!

Acesse nosso midia kit!

Seja um colaborador!

Clique aqui e saiba como!
2016 © PARADAPOP.COM • • • DIREITOS RESERVADOS
Tema por Gabriela Gomes