Música Cinema Teatro Literatura Moda Roteiros

A história da Coraline do autor Neil Gaiman, até hoje encanta leitores ao redor do mundo. Assim, em setembro do ano passado a editora Intrínseca publicou uma edição diferente de tudo que já vimos antes. O livro em capa dura e com marcador especial, embelezou ainda mais a história que conhecemos. Além disso, as ilustrações de Chris Riddell enriqueceram a nova edição e hoje vamos compartilhar mais detalhes de Coraline.

A história e sua riqueza

Como você sabe, Coraline e sua família se mudaram para o Pink Palace e partir dai a história se desenrola. A menina sempre foi muito curiosa e cheia de energia para fazer qualquer coisa que fosse: “— O que eu faço agora? (…) — Leia um livro — sugeriu sua mãe”. Assim, sabemos que o grande ápice do enredo é mostrado quando Coraline começa a perceber que seus pais naquele momento meio que a ignoravam quando ela queria brincar, ou fazer algo junto com eles. E desse modo, de forma misteriosa Coraline é levada até a pequena porta e lá ela conhece um novo mundo. Lá tudo é legal, sua outra e seu outro pai dão a atenção que ela estava precisando.

“Seus olhos pareciam grandes botões pretos”, essa é a frase que abre o capítulo no qual Coraline tem o primeiro encontro a outra mãe. Em minha opinião, o livro é extremamente rico em detalhes e nos mostra exatamente como era a relação da garota com seus verdadeiros pais, a relação com o outro pai e a outra mãe, além do Gato e dos outros personagens que aparecem no decorrer da história. O autor foi muito feliz em escrever tudo de forma leve, mas com uma boa pitada de suspense o que deixa Coraline muito mais próximo do terror conforme os capítulos vão se passando. Além disso, a Coraline mostra ser muito corajosa e enfrenta com bravura e inteligência a artimanhas da outra mãe.

Imagem: Portal Parada Pop
Imagem: Portal Parada Pop

A incrível illustração de Chris Riddell

Todo mérito dessa nova edição também para o illustrator, escritor e cartunista político do Observer, Chris Riddell. Descobri que Chris havia trabalhado com Neil em outro projetos e dessa vez foi extremamente brilhante em cada ilustração que o livro de Coraline carrega. O traço dele é incrível e cada um desses desenhos compõe a história. Além do design impecável na sutileza das páginas roxas e aberturas de capítulos mais sombrios.

Imagem: Portal Parada Pop
Imagem: Portal Parada Pop

Os pontos de tensão e o desfecho

Certamente fiquei surpreendida com tudo o que encontrei em Coraline. Já era fã do filme, mas definitivamente o livro é capaz de nos contar detalhes que não conseguimos ver em apenas 2 horas de filme. O trecho onde Coraline fica presa dentro do espelho e nesse momento conhece a alma de três crianças, se já era tenso no filme, imagine ler cada parte dessa cena? Aliás, há outro ponto de tensão que se eu detalhar será spoiler pois tem somente no livro, entretanto o que posso dizer é que está relacionado a busca da menina pelas 3 bolinhas e o encontro do que tinha restado do outro pai em um sótão. Esse foi um dos momentos que senti agonia ao ler e me lembrou vagamente algumas cenas de Parasita — 2020.

Simplesmente maravilhoso não é mesmo? Conta pra gente nos comentários se você já leu alguma edição de Coraline e o que achou dessa? E também siga-nos no Instagram e fique por dentro de tudo.

Leia também: 10 livros que ganharão adaptação em 2021

Vídeos

disclaimer

O PARADA POP é um site de informações, dicas e resenhas sobre o mundo da música e das celebridades. Em parceria com grandes representantes dos fandoms do mundo pop - os fãs sites - construímos um conteúdo dedicado especialmente a você, fã brasileiro. Muitas das imagens que aparecem no site são de fontes externas, o PARADA POP não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que assim seja especificado. Se caso possuir os direitos de alguma imagem e não deseja que ela apareça em nosso site, favor entre em contato e ela será prontamente removida.

Quer enviar uma cartinha ou um presentinho? Entre em contato através do email: contato@paradapop.com

Anuncie aqui!

Acesse nosso midia kit!

Seja um colaborador!

Clique aqui e saiba como!
2016 © PARADAPOP.COM • • • DIREITOS RESERVADOS
Tema por Gabriela Gomes