Música Cinema Teatro Literatura Moda Roteiros

A música pop coreana, de fato, vem se consolidando há anos no cenário mundial. Afinal, a onda hallyu foi responsável por popularizar a cultura sul-coreana em diversos países. E atualmente é notório como BTS, BlackPink, Monsta X e muitos outros artistas conseguiram marcar a nossa geração. Entretanto, há alguns anos atrás surgiram artistas que tornaram-se pioneiros na expansão do kpop, principalmente fora da Coreia do Sul e é sobre eles que falaremos hoje.

O kpop é divido entre algumas gerações, com intuito de destacar cantores solistas e grupos que foram importantes em determinadas épocas. Além disso, com essas separações é possível observarmos o crescimento da música pop coreana, incluindo a evolução individual dos artistas com o passar dos anos.

Então, para entendermos melhor, podemos dividir esse conceito em 3 gerações. A primeira, iniciou-se entre 1992 até os anos 2000. Em seguida, tivemos a 2° geração a partir de 2001 até 2010 e por fim, temos a 3° geração que é marcada de 2011 até 2020. Vale lembrar que essa separação não é exata, pois também podemos dividi-las a cada 7 ou 5 anos e perceberemos novas as mudanças nesse curto espaço de tempo, tendo por exemplo cerca de 5 gerações. Porém, para destacarmos os maiores hits da 2° geração do kpop, utilizaremos a marcação de 2001 até 2010 e citaremos os grupos que surgiram nesse período.

Além disso, daremos ênfase nas músicas de maior sucesso que foram lançadas entre os anos de 2008 e 2009. Aliás, o grupo TVXQ foi pioneiro no podemos falar da expansão da música coreana para o país mais próximo, no caso do Japão. Mas, a cantora solo BoA que até hoje está na ativa, também ajudou no crescimento da onda Hallyu e na industria musical japonesa. E então, vamos conferir essa lista juntos?!

TVXQ – Mirotic

O boygroup TVXQ debutou em 2003 pela SM Entertainment e conseguiram entrar no mercado japonês em 2005 pela empresa Rhythm Zone. Ao longo dos anos acumularam muitos sucessos, entre eles a música Mirotic que também dá nome ao álbum lançado em 2008. Aliás, TVXQ vendeu mais de 300.000 mil cópias somente na pré-venda 2 dias após o lançamento. Atualmente o grupo permanece na ativa, porém, somente com dois integrantes da formação original Yunho e Changmin.

Girls’ Generation – Gee

Quando pensamos nos grandes nomes da segunda geração do kpop, o girlgroup Girls’ Generation com certeza é lembrando. Principalmente, pela brilhante trajetória ao longos de todos esses anos. As meninas debutaram pela SM Entertainment em 2007 com a música “Into The New World” e particularmente, esta canção me lembra muito a Coreia e diversos momentos nostálgicos. Girls’ Generation pode ser considerada de fato, o “Grupo da Nação”. Isso porque, além do título que realmente receberam, elas causaram um impacto muito grande desde o início de carreira e abriram muitas portas para a cultura sul coreana. Portanto, esse belo legado construído ao longo dos anos, rendeu um título de extrema importância.

Contudo, foi em 2009 com o lançamento do EP “Gee” que elas começaram a voar e não pararam mais. O sucesso de “Gee” foi muito significativo, pois venderam mais de 100 mil cópias na Coreia e permaneceram por nove semanas consecutivas no Music Bank, tornando-se o maior recorde com durabilidade até 2012.

A partir de 2010 o sucesso do grupo foi crescendo gradativamente, lançando diversas músicas que se tornaram muito conhecidas. “Gee” realmente alavancou Girls’ Generation, inclusive eu as conheci com essa música em somente em 2011. A carreira internacional foi incrível e elas construíram um caminho brilhante no Japão. Atualmente o grupo está em hiatus, porém, em 2018 uma sub-unit “Girls’ Generation-Oh!GG” lançou a música “Lil’ Touch“.

Super Junior – Sorry Sorry

Com a estreia do boygroup Super Junior em 2005, a SM Entertainment inovou o conceito de grupo com a formação inicial de 12 integrantes. A trajetória do Super Junior foi incrível e cheia de grandes conquistas. Além do mais, o álbum de estúdio lançado em 2009 “Sorry Sorry“, fez com que a música single ganhasse muita popularidade na Coreia e bateu diversos records de vendas. O boygroup também conseguiu destaque internacional com turnês que passaram por Tóquio, Paris e Estados Unidos. Atualmente o grupo está com 8 integrantes e a música mais recente, foi lançado agora em fevereiro deste ano “2YA2YAO!“.

Wonder Girls – Nobody

Wonder Girls foi um girlgroup de kpop que realmente marcou a 2° geração. Estrearam pela JYP Entertainment em 2007 com o single Irony e tempos depois lançaram mais uma música que marcariam a carreira delas, com o single “Nobody“. Após o lançamento na Coreia, elas conseguiram diversos prêmios como “Melhor Vídeo de Música”, “Canção do Ano” e “Melhor Grupo Feminino” tudo graças a esta música. O sucesso foi tão grande, que em 2009 Wonder Girls fizeram turnê internacional passando pelos Estados Unidos e pouco tempo depois abriram todos os show dos Jonas Brothers na “Jonas Brothers World Tour 2009”. Além disso, “Nobody” na versão em inglês foi o debut oficial delas nos EUA, estreando em #76 na Billboard Hot 100 o que as tornaram primeiro artista sul coreano a entrar nas paradas americanas. Contudo, o grupo encerrou as atividades recentemente em 2017.

SHINee – Ring Ding Dong

Novamente a SM Entertainment lançou mais um boygroup que ganhou muito sucesso durante toda sua trajetória e foram considerados os príncipes do kpop. SHINee debutou em maio de 2008 com o ep “Replay“. Entretanto, foi somente com a música Ring Ding Dong lançada em 2009, que os meninos voaram ainda mais longe conquistando cada vez mais popularidade ao lado da canção “Lucifer“, lançada um ano depois. “Ring Ding Dong” realmente marcou um conceito que era muito usado na época em diversos grupos, como veremos mais pra frente. SHINee foi um dos grandes nomes da 2° geração do kpop e atualmente estão em hiatus desde 2018, pois os integrantes estão no serviço militar. Infelizmente, o integrante Jonghyun que estreou em 2008 no grupo faleceu em dezembro de 2017.

2NE1 – Fire

2NE1 debutou em 2009 pela YG Entertainment. Em pouco tempo tornaram-se um dos maiores grupos femininos de kpop e conseguiram grandes feitos no mercado internacional. A primeira música lançada foi “Lollipop” com participação do BIGBANG, que nesta época já fazia sucesso e havia conquistado muitos fãs. De fato, essa colaboração foi importante para apresentar o novo girlgroup da YG. Pouco tempo depois, 2NE1 estreou oficialmente com o single “Fire“, e a partir de então, conseguiram ficar semanas nas paradas coreanas e a música se tornou um grande hit.

Com o passar dos anos, 2NE1 conseguiu entrar no cenário internacional e fizeram grandes amizades como o will.i.am do The Black Eyed Peas, que chegou a produzir um álbum todo em inglês com as meninas, mas até hoje não sabemos exatamente porque o projeto não teve lançamento. Contudo, sabemos que trajetória de sucesso do 2NE1 teve momentos desafiadores, por causa da gravadora, entretanto em 2011 chegava para o mundo mais uma música atemporal, assim como Fire, a tão conhecida “I Am The Best“.

2NE1: Relembre as músicas que ainda deixam saudade

2PM – Again & Again

O boygroup 2PM debutou em 2008 pela JYP Entertainment. Entre tantos sucessos ao longo da carreira, 2MP estreou com o single “10 Out of 10” que foi bem recebido pelo público. Entretanto foi com o EP “2PM Time for Change” lançado em 2009, que o single “Again & Again” começou a ganhar destaque e trouxe alguns prêmios ao grupo. Essa música fez tanto sucesso, que neste mesmo ano ganhou o reconhecimento de “Música do Ano“. Tempos depois, mais uma música do grupo também ganhava destaque, como “Hands Up” lançada em 2011. Atualmente 2PM está em hiatus, porém, é possível acompanhar alguns projetos paralelos dos integrantes do grupo, inclusive no ramo da atuação. Como por exemplo, o membro Junho que foi brilhante no dorama Just Between Lovers de 2017.

Leia também: 8 idols coreanos que já atuaram em doramas

KARA – Mr.

O girlgroup KARA debutou em 2007 pela empresa DSP Media e de fato, foi um grupo de muito sucesso. O single de estreia foi a música “Break It” junto com o álbum The First Blooming. Já em 2008 o girlgroup passou por uma nova formação e em 2009 elas lançaram o álbum Revolution e com ele, o grande hit Mr.” Essa canção havia ganhado muita popularidade na internet, abrindo novos caminhos para o crescimento mundial. Ao longo dos anos, elas cresceram e emplacaram outros hits como por exemplo “Step” lançada em 2011, fazendo com que a música ficasse em #1 no Music Bank. A versão do vídeo abaixo é em japonês, mas você escutar em coreano clicando aqui.

Após uma linda caminhada no mundo da música, as membros optaram por não renovar o contrato e o grupo finalizou as atividades em 2016. E infelizmente, a Goo Hara integrante do KARA faleceu em novembro de 2019.

PSY – Gangam Style

Lembra quando falamos que as divisões das gerações não são exatas e que podemos fazer sub marcações? Se olharmos com mais critério, a música Gangam Style do rapper PSY foi lançada em 2012, cujo ano pertence à terceira geração. Entretanto, essa música foi um marco em diversos sentidos e é de extrema importância para música pop coreana. Pois, abriu caminhos a partir do ano e lançamento e conquistou records incríveis. O sucesso foi tão grande, que o clipe da música foi primeiro vídeo do Youtube a chegar na marca de 1 bilhão de visualizações. Por este motivo, não poderíamos deixar de lembrar desse hit! Além disso, podemos dizer que Gangam Style é uma música que também é importante para o início da 3° geração, mas ainda trás resquícios da anterior, tornando-se quase uma canção de transição entre gerações.

4MINUTE – I My Me Mine

Voltando há alguns anos atrás, o girlgroup 4MINUTE debutou em 2009 pela CUBE Entertainment e o início da carreira delas trouxeram diversos hits que marcaram a segunda geração, como as músicas “Hot Issue” e “Muzik“. Já em 2010 elas lançaram o EP “HUH” que teve mais músicas de muito sucesso, como por exemplo “I My Me Mine“, com vídeo clipe repleto de atitude. Aliás, o conceito girl crush1 foi muito presente no 4MINUTE por muito tempo. Ainda em 2010, elas receberam o prêmio de “Kpop New Artist” no Billboard Japan Music Awards 2010. Vale lembrar que outras músicas também marcaram a carreira delas como “Mirror Mirror – 2011” e “Hate – 2016“. Após uma trajetória de sucesso na indústria musical, 4MINUTE finalizou as atividades em 2016.

Você gostou das músicas que selecionamos? Sem dúvidas, muitos outros grupos também foram importantes para história do kpop. Então, compartilhe esse post com seus amigos e deixe nos comentários quais são as outras músicas que também entrariam para essa playlist nostálgica.

Glossário:
Conceito girl crush: e é basicamente qualquer conceito que não se enquadre em nenhum outro (fofo, sexy, fantasia, dark) – Fonte Papo Coreia.

Créditos:
Para entender os principais grupos da 2° geração: Canal K-Dan.
Informações sobre records, prêmios e datas de lançamento: Perfis dos grupos citados no Wikipedia.

Vídeos

disclaimer

O PARADA POP é um site de informações, dicas e resenhas sobre o mundo da música e das celebridades. Em parceria com grandes representantes dos fandoms do mundo pop - os fãs sites - construímos um conteúdo dedicado especialmente a você, fã brasileiro. Muitas das imagens que aparecem no site são de fontes externas, o PARADA POP não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que assim seja especificado. Se caso possuir os direitos de alguma imagem e não deseja que ela apareça em nosso site, favor entre em contato e ela será prontamente removida.

Quer enviar uma cartinha ou um presentinho? Entre em contato através do email: contato@paradapop.com

Anuncie aqui!

Acesse nosso midia kit!

Seja um colaborador!

Clique aqui e saiba como!
2016 © PARADAPOP.COM • • • DIREITOS RESERVADOS
Tema por Gabriela Gomes