Parada POP » Arquivo » Cultura geek no Brasil: pop é ser fã
Untitled Document
21.11.2018

O preconceito contra os geeks está acabando dando lugar para uma onda de novos usuários que começam a se apaixonar por esse universo fazendo o mercado crescer aqui dentro do Brasil.

Na última pesquisa feita pelo Omelete Group e Ibope Conecta, a maioria dos fãs desse tipo de conteúdo era homem, tinha ensino superior e estava na faixa dos 22 a 39 anos. As mulheres, ainda minoria, avançaram um pouco partindo dos 15% para os 17%.  Além disso, 78% dos entrevistados informaram que além de consumir filmes, séries, livros e HQs, também jogam, o que abrange outras plataformas de conteúdo.

Mas, também é incluído que houve uma quebra do preconceito com esse público. O geek e nerd eram termos que surgiram nas décadas de 50 e 60, de forma pejorativa, mas que teve um ressurgimento mais leve nos anos 70 por conta da estreia das séries Star Wars e Star Trek. Star Wars é apontado, ainda, como um fenômeno mundial inesperado de cultura popular, sendo responsável pelo início da “era dos blockbusters” e das superfranquias que adentram em cenários fora do inicial.

Em um campo mais atual, temos o universo cinematográfico Marvel que se iniciou ainda em 2008 com o filme Homem de Ferro. Ele elevou o nome das publicações da Marvel Comics para um patamar pop, conseguindo adeptos que não são explicitamente aficionados por quadrinhos. Mais de 11 bilhões de dólares foram acumulados ao longo desses 10 anos de cinemática dos personagens e super-heróis, e isso não inclui games, jogos, brinquedos e outros. A força do universo dos quadrinhos competiu e elevou a concorrência, com a DC Comics também entrando no mercado cinematográfico. Tudo isso, elevou o gosto popular por super-heróis e a fantasia desses universos.

Isso também aumentou a produção de peças originais para o público geek.  Uma dica que trazemos hoje, é o autor Raphael Miguel, criador da obra Os Supremos, uma liga 100% nacional e com o envolvimento de diversos autores brasileiros.

Os supremos, com 330 páginas.

Assim como o O Cidadão Incomum, livro de Pedro Ivo, que como já falamos aqui ganhará uma série de TV pela O2 Filmes. A trama acompanha um jovem de São Paulo que, de repente, ganha super-poderes e torna-se um super-herói.

E vocês, curtem esse universo?

Alinne Torre

Alinne Torre

Formada em Comunicação Visual e em Jornalismo. Adora transmitir informação e entretenimento para o público jovem.
Alinne Torre

Últimos posts por Alinne Torre (exibir todos)

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn


O PARADA POP é um site de informações, dicas e resenhas sobre o mundo da música e das celebridades. Em parceria com grandes representantes dos fandoms do mundo pop - os fãs sites - construímos um conteúdo dedicado especialmente a você, fã brasileiro. Muitas das imagens que aparecem no site são de fontes externas, o PARADA POP não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que assim seja especificado. Se caso possuir os direitos de alguma imagem e não deseja que ela apareça em nosso site, favor entre em contato e ela será prontamente removida.
2016 © PARADAPOP.COM - DIREITOS RESERVADOS.
Home Sobre Anúncie
TEMA POR 8DESIGN