Música Cinema Teatro Literatura Moda Roteiros

No último dia 29 de outubro foi celebrado o dia Nacional do Livro. Entretanto, ainda que tenha se passado alguns dias após a data oficial, não poderíamos deixar de trazer ótimas recomendações de livros para você. Afinal, a data traz a importância da literatura na vida das pessoas e como os livros podem transforma-las. Assim, a nossa dica de hoje é especial pois escolhemos apenas autores nacionais para essa lista. Além disso, fizemos uma mistura entre clássicos e os novos nomes no cenário literário.

Capitães da Areia — Jorge Amado

Jorge Amado dispensa apresentações. Certamente você já deve conhecer as obras do autor baiano que ao lado de outros grandes escritores brasileiros como Mário de Andrade, Cecília Meireles, Carlos Drummond etc, estavam presente no movimento literário modernismo. Ainda na escola, muito de nós tiveram a oportunidade de ler algum livro de Jorge. Particularmente, tive contato com duas obras “Capitães da Areia” e “A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água“. Neste ano me lancei em um desafio para ler mais livros de autores nacionais, mas ainda penso em faz algo específico, quem sabe voltado aos clássicos brasileiros. Assim, como recomendação o livro “Capitães da Areia” fica como grande dica para você conhecer a história dos meninos abandonados que cresceram nas ruas de Salvador e viveram em um trapiche.

O cortiço — Aluísio Azevedo

O livro naturalista do autor brasileiro Aluísio de Azevedo traz uma crítica bem específica as péssimas estalagens e das vidas dos moradores no final do século XIX. Contudo, a história na verdade conta como foi a ascensão social do comerciante português João Romão. Além disso, consequentemente vários personagens entram no enredo e dão vida à esta trama. E se você busca uma experiência diferente no seu momento de leitura, saiba que “O cortiço” tem uma versão em quadrinhos assim como outros clássicos na “Coleção Literatura Brasileira em Quadrinhos“.

O Highlander nas Sombras — Juliana Dantas

A autora independente Juliana Dantas possui mais de 40 livros publicados na plataforma Kindle. Seus títulos sempre estão no ranking de mais vendidos na Amazon e já teve dois deles também na lista da Veja. Conhecida pelos livros de romance divertidos e surpreendentes, a Ju sempre se desafia em novas histórias e no seu site oficial podemos conhecer um pouco mais desse universo. Dentre tantos títulos, escolhemos falar hoje sobre o livro “O Highlander nas Sombras“, um romance de época disponível em e-book.

Assim, a história se passa em 1307 e no meio de várias disputas por terras, uma das tratados da época era o oferecimento de damas em matrimônio. Então, é neste momento que Lady Katherine Beaufort é obrigada a ir para as Terras Altas para se casar com um chefe escocês. Entretanto, o que ela não espera, é encontrar Kieran MacAlister, um escocês tão atraente quanto sombrio. Um homem que vive isolado em seu castelo, envolto em mistério e que, para surpresa de Katherine, não tem a mínima intenção de desposá-la.

Fique por dentro de todas as notícias sobre os livros da Juliana e sobre o processo de escrita dela seguindo-a no Instagram. Ela é uma autora muito simpática e atenciosa com os leitores, tive a oportunidade de conhecê-la na Bienal do Livro de São Paulo em 2018.

A menina que colecionava borboletas — Bruna Vieira

Certamente você já conhece a Bruna Vieira, uma menina do interior de Minas que cresceu gradativamente com seu trabalho na internet e hoje é uma das grandes referências como influenciadora digital. Mas, há alguns anos atrás a Bruna lançou alguns livros que possuem histórias que agradaram muito o público infanto-juvenil. O livro “A menina que colecionava borboletas” é repleto de crônicas e pensamentos de Bruna, assim, torna-se um livro com a leitura leve e fluída. Esse gênero literário é ótimo principalmente para quem está começando a ter o hábito de leitura agora. Além disso, a diagramação é linda e tem várias ilustrações que deixam o livro ainda mais especial. Saiba mais aqui!

Adivinha quem não voltou pra casa? — Pedro Poeira

Pedro Poeira é um jovem autor apaixonado por livros, séries, lasanha e filmes da Disney. Ele mora em São Paulo e é formado em letras pela Universidade de São Paulo. Os títulos já publicados são “I See Fire” (Revista YAWP #9, 2017), sob o pseudônimo “Aqui Jaz João Santiago” (Wattpad, 2020) e “Quantas Novalginas Você Já Tomou Hoje?” na coletânea “As Crônicas da Unifenda” (Plutão, 2020). Inclusive, o trabalho mais recente de Pedro é o conto “Adivinha quem não voltou pra casa?” que aos poucos tem ganhado o coração de muitos leitores. Aliás, a booktuber e escritora Bel Rodrigues fez uma resenha em vídeo deste livro e na página oficial do livro na Amazon, a própria Bel deixou sua recomendação descrevendo-o como “drama misterioso a todos os jovens e adultos que algum dia já se questionaram sobre o rumo que a vida deles estava tomando.

Sinopse Amazon:
Num dia você é jovem e se preocupa apenas com o dever de casa e o horário em que o seu desenho favorito vai passar na TV. No outro, sua mãe não volta pra casa. Se dona Mônica tivesse levado o celular ou ligado de algum telefone público, os filhos definitivamente teriam tido uma noite melhor. Agora, cansados e irritados — pela noite sem dormir, pela preocupação com a mãe, pelo medo do abandono —, Murilo e Melissa percorrem a cidade em busca da mãe desaparecida ao mesmo tempo em que lidam com uma verdade aterrorizante: um dia, as pessoas que amamos seguirão seus próprios caminhos.

O e-book está apenas R$2,99 e você pode adquirir de graça se tiver o kindleunlimited. Portanto, é muito importante continuarmos lendo e compartilhando com os nossos amigos os livros dos jovens autores nacionais. Esta é a nossa maior dica! Siga o Pedro e fique de olho nos próximos passos do autor. Ele é uma pessoa a qual muito admiro e acredito que trilhará um caminho brilhante.

Deixe nos comentários qual desses livros que citamos é o seu favorito ou, qual você vai colocar na sua lista de leitura.

Leia também: Teaser de “Bridgerton” foi liberado! Vem saber todos os detalhes.

Vídeos

disclaimer

O PARADA POP é um site de informações, dicas e resenhas sobre o mundo da música e das celebridades. Em parceria com grandes representantes dos fandoms do mundo pop - os fãs sites - construímos um conteúdo dedicado especialmente a você, fã brasileiro. Muitas das imagens que aparecem no site são de fontes externas, o PARADA POP não reivindica nenhum crédito para si, a não ser que assim seja especificado. Se caso possuir os direitos de alguma imagem e não deseja que ela apareça em nosso site, favor entre em contato e ela será prontamente removida.

Quer enviar uma cartinha ou um presentinho? Entre em contato através do email: contato@paradapop.com

Anuncie aqui!

Acesse nosso midia kit!

Seja um colaborador!

Clique aqui e saiba como!
2016 © PARADAPOP.COM • • • DIREITOS RESERVADOS
Tema por Gabriela Gomes