Ontem tivemos o prazer de assistir a première de “The Beatles: Get Back”, o primeiro episódio da série socumental que mostra o processo de criação do icônico álbum Let It Be, que completa 50 anos.
Aliás, o documentário foi dirigido por Peter Jackson, conhecido por dirigir a trilogia “O senhor dos anéis”, contou com um acervo de 57 horas de imagens para construir o documentário.
Algumas cenas já antes exibidas no documentário que leva o nome do álbum, que foi exibido em 1970, outras nunca vistas. Em entrevista o diretor diz que esse novo documentário tem uma pegada diferente da sua primeira versão.
Veja o trailer da Serie Documental The Beatles : Get Back:
Já nos primeiros minutos, temos uma pequena introdução contando a história da banda, desde sua formação até sua ascensão. Em seguida, as imagens são exibidas como um diário. As gravações são tão intimistas, que você se sente dentro do estúdio de gravação, observando todo os diálogos, sentindo a magia e tensão do ambiente.
O documentário tem como narrativa o desafio que os Beatles tiveram em compor e gravar um álbum com 14 canções inéditas e preparar um show ao vivo, tudo isso em menos de três semanas. Ao longo das 02:36h minutos, vimos o nascimento de canções memoráveis como “I’ve Got A Feeling”, “Don’t Let Me Down”, “Get Back”, entre outras.
Além disso, a conexão que os quatro tinham fica muito em evidência, as melodias e letras vão surgindo aos poucos. Uns olham para os outros, fitando com os olhos as notas e tentando se encaixar no que o outro está criando. Como o diretor disse em entrevista: “Estes são os Beatles como você nunca viu antes. Como seres humanos.”
Nesse sentido, como seres humanos, presenciamos o cansaço, as frustrações e tensões em meio a tanta pressão. Em alguns momentos temos desentendimentos entre os integrantes, que se mostram desmotivados a continuar com o projeto e chegam até falar em se separar, o que realmente veio a acontecer após a gravação do álbum.
O documentário chega hoje a plataforma Disney Plus. Ele será dividido em três partes, com a primeira parte no dia 25 de Novembro e as demais, nos dias 26 e 27. As imagens só reforçam o motivo dos Beatles serem até hoje um dos maiores fenômenos musicais.
Por: Wallace Terto
- #Agenda: Alicia Keys no Brasil! - 28/03/2023
- RBD ANUNCIA NOVAS DATAS NO BRASIL - 27/03/2023
- Shows no Morumbi? AAAH não! - 23/03/2023